Serviço Educativo

O Serviço Educativo do Teatrão é o lugar de proximidade que estabelece as pontes entre as diferentes dimensões da nossa atividade. Através da organização e concretização de diferentes programas de mediação com os públicos, procuramos contribuir para que o acesso à cultura seja um direito de todos os cidadãos. Este direito fundamental constrói-se pelo enraizamento de hábitos culturais desde a infância e ao longo de toda a vida, na relação com a escola e com a restante comunidade. É o que procuramos fazer com estes programas, acreditando no poder transformador da cultura que, em conjunto com a educação, deve habitar o coração da sociedade.

Programas

 

#1 · Encontros

Este programa integra espetáculos destinados a público escolar. Trata-se de, por um lado, colaborar com as instituições escolares na concretização do princípio de que o contacto com as artes é uma das componentes essenciais da matriz curricular do ensino e, por outro lado, contribuir para a criação de um espaço público de educação que vislumbre o processo educativo como uma responsabilidade da sociedade e não apenas da escola.


 

#2 · Links

Este é um espaço de contacto entre a criação e o público, entre cada espetador e o artista, que permite mediar a sua relação, revelando processos de criação, complementando ou descodificando as obras. Materializa-se em oficinas, conversas ou visitas.


 

#3 · Remoinhos

Projetos de formação de continuidade, ou seja, com atividade regular ao longo do ano letivo, desenhados como prática artística em relação com a comunidade e orientadas por artistas — pedagogos, residentes ou convidados.


 

#4 · Pastas

Material de apoio sistematizado a partir de LINKS ou REMOINHOS que ancora a produção de pensamento do Serviço Educativo do Teatrão e a investigação que a companhia produz através dos seus projetos.


 

#5 · Explorações

Programa em forma de oficina, percurso ou visita guiada que convida o público a caminhar pela cidade, contemplar espaços públicos, promovendo outras formas de ocupar e conviver no quotidiano urbano e a cruzar estas experiências com a exploração da linguagem do teatro e da performance.


 

#6 · Prós Grandes

Projetos de teatro destinados à população sénior que poderão ter ligação a redes de apoio (Centros de Dia, Lares) ou a outros programas.


 

#7 · Prós Stôres

Ações de formação de curta e média formação, dirigidas a professores e educadores, tendencialmente de cariz teórico — prático com possibilidade de co-produção com centros de formação.


 

#8 · Amadores do Coração

Programa de acompanhamento das companhias teatrais amadoras do território do Baixo Mondego nas áreas de dramaturgia, encenação e interpretação.