Quando:
11 Setembro, 2018@10:14
2018-09-11T10:14:00+01:00
2018-09-11T10:29:00+01:00

Projeto Pedagógico

 
Informações
239 714 013 (Chamada para a rede fixa nacional)
912 511 302 (Chamada para a rede móvel nacional)
info@oteatrao.com

Teatro e Memória

Teatro e Memória é um projeto desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, que em 2020 entra no seu 4º Ciclo de formação tendo como público-alvo grupos de seniores que frequentam Centros de Dia ou Lares de IPSS’s do concelho de Coimbra.

Dramaturgia da Memória

Este projeto procura criar uma experiência de trabalho teatral com idosos que frequentam Centros de Dia do concelho de Coimbra. A circunstância determinante deste programa prende-se com o facto de, a grande maioria, apresentar sintomas de demência e, por isso, trabalharmos a partir da encenação das suas memórias mais antigas como matéria documental para novas dramaturgias. Apoiamos as propostas de trabalho em diversos indutores da acção dramática tais como imagens (fotos antigas), espaços (visitas organizadas com a instituição ou aulas em espaços específicos da comunidade), músicas, textos ou adereços/objetos.

Nível 1 · DETRÁSPRAFRENTE

Partindo do indutor IMAGEM, mais especificamente de fotografias antigas do quotidiano da cidade de Coimbra (décadas de 50/60 do século passado) e da recolha das histórias profissionais de cada participante, desenvolvemos um projeto sobre a evolução das condições do trabalho no séc. XX.

Nível 2 · COISAS DO AMOR

Este segundo nível explora os rituais associados ao namoro e casamento, recorrendo a correspondência antiga e anónima, convocando o imaginário dos locais de namoro e olhando criticamente as convenções da época.

Nível 3 · CASA

Neste terceiro ciclo de trabalho trabalharemos fundamentalmente com a metáfora e a geografia da casa. Será pois o indutor espaço a organizar as explorações que estes grupos, já consolidados pelas dinâmicas dos anos anteriores, irão produzir. As práticas documentais, presentes nas metodologias de trabalho nos três ciclos e em que os participantes encenam as suas memórias cruzadas com elementos de ficção, são neste caso organizadas segundo a geografia da casa: lembranças associadas à cozinha, à sala de visitas, ao quintal, etc. O trabalho com diferentes escalas (mobiliário de casa em miniaturas, por exemplo), a planta baixa da casa ou a exploração de casas abandonadas como espaço de apresentação final estão contidas neste ciclo.

Nível 4 · TEMPO DE FOLGAR

O quarto ciclo de formação do programa Teatro e Memória explora os tempos dedicados ao lazer. Quais eram os jogos, os brinquedos, as invenções? Faremos coleções de objetos, lugares, jogos e canções, remexeremos nos tempos de folga, nos bailes e nas romarias.

Nível 5 · ESTAR PERTO

Programa especial para o atual contexto em que a maioria dos Centros de Dia viu a sua atividade suspensa e os seus utentes são apoiados em serviço domiciliário.
No contexto atual, sendo este o grupo social mais atingido pela pandemia mas também pelo longo e duro isolamento que esta provocou, decidimos adaptar a nossa atividade. ESTAR PERTO é um programa de teatro que pode acontecer por telefone, por carta, por zoom, à porta ou à janela. É a afirmação da necessidade de estarmos perto de quem mais precisa, de inventar maneiras de mostrar essa presença e brincar aos vizinhos, aos bons vizinhos que partilham, são solidários e presentes. Recuperamos histórias e lembranças dos que estão por perto e escrevemos cenas para telefone, para rádio ou para fazer à porta de casa. Contaremos com a cumplicidade total das instituições e procuraremos o apoio das famílias.

Nível 6 · DE 10 EM 10

O sexto ciclo de trabalho com as comunidades seniores das IPSS’s de Coimbra será organizada em torno de um olhar sobre os maiores acontecimentos que marcaram as décadas do século passado. DE 10 EM 10 é um projeto que mapeará junto dos participantes aquilo que aconteceu e que mais interferiu com as suas vidas. A guerra colonial, o encerramento de uma fábrica, as cheias, o nascimento de um filho, a vinda do Papa a Coimbra… Estes acontecimentos serão transformados em cenas e as cenas cosidas num formato de espectáculo aproximado ao teatro de revista, cuja estrutura passava em revista os maiores acontecimentos do ano, misturando números musicais, satíricos e de crítica política. As apresentações acontecerão em nov/dez e fev/mar uma vez que organizamos o calendário em duas fases de trabalho.

7º ciclo · QUEM SABE, SABE

São as mãos hábeis de quem trabalhou na terra, na indústria, no comércio, no lar, que guardam saberes preciosos. Neste sétimo ciclo de trabalho Teatro e Memória, vamos criar performances centradas na experiência e destreza das mãos de cada participante. As mãos, parte do corpo comunicadora por excelência, vão ser o centro das atenções e teremos cenas em que as mãos cozinham, reparam, embrulham, escrevem, afagam e tantos outros verbos que serão o ponto de partida para a construção das cenas que construirão as apresentações finais e cada instituição. Os espetáculos serão apresentados em forma de percurso, tirando partido da infraestrutura de cada instituição parceira. Gostaríamos ainda de experimentar a transmissão online para as respetivas comunidades.

Instituições Participantes

· Centro Social Cultural e Polivalente S. M. Bispo
· Centro Social e Paroquial de S. Silvestre
· Casa de Repouso de Coimbra – Fundação Sophia
· Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI)
· Centro Comunitário de Desenvolvimento Social de Coimbra
· Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco
· Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel
· Centro Rainha Santa Isabel (Cáritas)
· Casa do Pai
· Centro Social Cultural e Recreativo de Botão
· Centro Nossa Sr.ª da Alegria
· Centro Paroquial e Bem-Estar de Almalaguês
· Centro Bem-Estar Social de Brasfemes
· Centro Social S. Pedro
· Associação Social, Cultural e Recreativa de S. Paulo de Frades
· Obra Social de Torre de Vilela
. Centro Social Paroquial da Pedrulha
. Celium – Instituição Particular De Solidariedade Social
. Centro Sócio Cultural Nossa Senhora de Lurdes
. Centro Social Nossa Senhora da Conceição

 


© Carlos Gomes