When:
24 August, 2020 @ 16:20 – 17:20
2020-08-24T16:20:00+01:00
2020-08-24T17:20:00+01:00


18 e 19 de setembro
Associação de Moradores da Lomba, Porto
15 horas

 

Mais informações:
mexe.org.pt

De Portas Abertas

Projeto de Intervenção Comunitária e Artística no Vale da Arregaça

 

Resultado do primeiro ano do Projeto de Intervenção comunitária e artística De Portas Abertas, produzimos um documentário, lançado em junho de 2021, que agora se apresenta na sexta edição do Mexe – Encontro Internacional de Arte e Comunidade. Trata-se de um evento incontornável no contexto das práticas artísticas comunitárias que inclui espetáculos, conversas, oficinas, laboratórios de criação, instalações e cinema e que cruza artistas e investigadores nacionais e internacionais na reflexão sobre intervenção artística comunitária.
 

DE PORTAS ABERTAS – O DOCUMENTÁRIO

SINOPSE
De Portas Abertas, além de um documentário sobre a génese e criação de um projeto de intervenção, é uma discussão sobre as maneiras de ver o mundo, sobre conflitos gerados pela expansão urbana desordenada, abandono industrial ou preconceito sobre a habitação social, explorando as tensões entre o teatro popular e erudito, procurando contar as histórias e mostrar as coisas que continuam inauditas e invisíveis, e como estas se espelham em nós e revelam algo que permanece em cantos refundidos da nossa natureza. Tudo a partir duma simples pergunta: Onde fica a Arregaça?
 
SÉRGIO EMANUEL PEREIRA é licenciado em Cinema pela Universidade da Beira Interior (2013). Trabalhou maioritariamente como freelancer de eventos, responsável pelo trabalho de câmera e edição, colaborando também em projetos de curtas-metragens e videoclip. Em 2015 inicia a gravação da longa metragem independente “Vida. Manchas. Amor. Morte”, um projeto pessoal que vinha maturando desde a conclusão dos estudos, terminando a pós-produção do mesmo no final de 2018. Estagiou como videógrafo no Teatrão de março de 2020 a maio de 2021.

 

Ficha Técnica

Título · De Portas Abertas, O Documentário
Tipo de Projeto Documentário · Longa-metragem
Tempo · 52min45sec
Data Conclusão · Maio 2021
Língua · Português
Formato Digital · H264
Aspect Ratio · 16:9
Production · Teatrão
Realização, Edição e Câmara · Sérgio Emanuel Pereira

 

DE PORTAS ABERTAS marcará ainda presença noutra secção do MEXE, agora através do projeto europeu UNCHARTED, onde académicos das Ciências Sociais do CES -UC escolheram o projeto do Teatrão para compreender, captar e promover o valor social da cultura

 

RODAS DE CONVERSA
Os valores sociais das práticas artísticas comunitárias: o projeto “De Portas Abertas”
21 de setembro, 15h45
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

 

Trailer