When:
6 October, 2021 @ 8:58 – 9:58
2021-10-06T08:58:00+01:00
2021-10-06T09:58:00+01:00


COPRODUÇÃO COMUNIDADE
Novo Ciclo Acert, Cine-Teatro Estarreja, Casa Municipal da Cultura de Seia, Teatrão
 
Em parceria com a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
 
25 setembro – 21h30
Sala Grande
M6

 

Informações e reservas: 239 714 013
912 511 302
info@oteatrao.com

OPERA.com.Todos

 

UM ESPETÁCULO TEATRO-MUSICAL DE AFIRMAÇÃO DA CRIATIVIDADE DE ARTISTAS DA ZONA CENTRO E DA COMUNIDADE CONIMBRICENSE

Um projeto que conta com a interpretação de um elenco de mais de meia centena de criadores, entre cantores líricos, atores e músicos, maioritariamente da zona centro do país, sob a direção artística de José Rui Martins, do Maestro de vozes, Luís Rendas Pereira (elemento do coro da Casa da Música) e arranjos para orquestra de Rui Lúcio e César de Oliveira. É um projeto que envolve igualmente artistas locais, músicos e cantores, pelo que foram abertas inscrições e ensaios para a participação da comunidade.

Este espetáculo assenta numa base musical que tem como repertório grandes temas de óperas de autores clássicos como Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi, Georges Bizet, explorando igualmente composições originais para esta criação artística multidisciplinar.

A narrativa teatral — original em cada apresentação/localidade — tem a autoria de José Rui Martins e Patrícia Santos, incidindo numa leitura sobre uma interioridade geográfica e, sobretudo, humana que se afirma pela capacidade de gerar sonhos e utopias urgentes. Algumas memórias da cidade de Coimbra e seu distrito, dialogam com as inquietações contemporâneas, celebradas também através do imaginário poético de Miguel Torga.

Esta coprodução entre quatro espaços de programação pertencentes à RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses) é demonstrativa da preocupação com a integração de estruturas culturais e artistas de cada localidade, dando visibilidade e reconhecimento ao seu talento. Em cada um dos teatros, o elenco será renovado com criadores de cada uma das cidades (Coimbra, Estarreja, Seia e Tondela), tendo uma adaptação dramatúrgica específica localmente.

 

© João Gomes