Quando:
6 Outubro, 2021@8:58_9:58
2021-10-06T08:58:00+01:00
2021-10-06T09:58:00+01:00


Uma oficina sobre teatro, democracia e assembleias
Criação: Cassandra
Público-alvo: Pessoas entre os 15 e os 18 anos e maiores de 65 anos.
 
5, 6, 7 e 8 março
16h – 19h
Sala de Ensaios OMT
 
Informações
239 714 013 (Chamada para a rede fixa nacional)
912 511 302 (Chamada para a rede móvel nacional)
info@oteatrao.com

Parlapatório

 
Parlapatório, ou como quem diz, conversa ou falatório, tem a mesma raiz de Parlamento, o ato de falar, de parlar.
O Parlamento é o espaço onde, tradicionalmente, as grandes decisões têm lugar e onde as diferentes posições políticas se confrontam. A palavra “parlar”, foi inicialmente usada para indicar as assembleias improvisadas onde os nobres trocavam opiniões sobre assuntos da sociedade e da política.
Hoje, se prestarmos atenção ao que é dito no Parlamento, é possível reparar que há um vocabulário que se assemelha ao do teatro: “os atores políticos”, “essa lei não passa de uma encenação”. Mas a verdade é que, se olharmos à volta, conseguimos perceber as semelhanças daquela arquitetura com a de uma sala de espetáculos.
Neste Parlapatório iremos procurar as semelhanças entre um e outro, para mergulhar numa oficina sobre teatro, democracia e assembleias.
Os discursos que por ali passam podem ser teatrais? E será que o discurso é recebido da mesma maneira quando é dito num anfiteatro, ou frente a frente? A tipologia dos parlamentos tem influência nos sistemas políticos dos países? Pode a arquitectura dos parlamentos provocar outro tipo de políticas? E de teatro?
O Parlapatório é uma oficina destinada a jovens que ainda não têm idade para votar, em conjunto com pessoas que ainda têm memória de ter vivido os tempos da ditadura portuguesa, em que não havia eleições livres.
Durante o período da oficina, usar-se-ão ferramentas de teatro, para descobrir a política. Afinal, quer um quer outro só podem ser feitos pelo e para o ser humano.
Cassandra
 

Formulário de Inscrição