Quando:
11 Setembro, 2018@10:14
2018-09-11T10:14:00+01:00
2018-09-11T10:29:00+01:00


Serviço Educativo

a partir de 7 de janeiro

+ info

912511302

Teatro e Memória

Teatro e Memória é um projeto desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, que em 2018 entra no seu 3º Ciclo de formação tendo como público-alvo grupos de seniores que frequentam Centros de Dia ou Lares de IPSS’s do concelho de Coimbra.

Dramaturgia da Memória

Este projeto procura criar uma experiência de trabalho teatral com idosos que frequentam Centros de Dia do concelho de Coimbra. A circunstância determinante deste programa prende-se com o facto de, a grande maioria, apresentar sintomas de demência e, por isso, trabalharmos a partir da encenação das suas memórias mais antigas como matéria documental para novas dramaturgias. Apoiamos as propostas de trabalho em diversos indutores da acção dramática tais como imagens (fotos antigas), espaços (visitas organizadas com a instituição ou aulas em espaços específicos da comunidade), músicas, textos ou adereços/objetos.

Nível 1 · DETRÁSPRAFRENTE

Partindo do indutor IMAGEM, mais especificamente de fotografias antigas do quotidiano da cidade de Coimbra (décadas de 50/60 do século passado) e da recolha das histórias profissionais de cada participante, desenvolvemos um projeto sobre a evolução das condições do trabalho no séc. XX.

Nível 2 · COISAS DO AMOR

Este segundo nível explora os rituais associados ao namoro e casamento, recorrendo a correspondência antiga e anónima, convocando o imaginário dos locais de namoro e olhando criticamente as convenções da época.

Nível 3 · CASA

Neste terceiro ciclo de trabalho trabalharemos fundamentalmente com a metáfora e a geografia da casa. Será pois o indutor espaço a organizar as explorações que estes grupos, já consolidados pelas dinâmicas dos anos anteriores, irão produzir. As práticas documentais, presentes nas metodologias de trabalho nos três ciclos e em que os participantes encenam as suas memórias cruzadas com elementos de ficção, são neste caso organizadas segundo a geografia da casa: lembranças associadas à cozinha, à sala de visitas, ao quintal, etc. O trabalho com diferentes escalas (mobiliário de casa em miniaturas, por exemplo), a planta baixa da casa ou a exploração de casas abandonadas como espaço de apresentação final estão contidas neste ciclo.

Instituições Participantes

IPSS CONTINUAÇÃO · 3º CICLO · Casa

· Centro Paroquial e Bem Estar de Almalaguês
· Centro Bem Estar Social de Brasfemes
· Centro Social S. Pedro
· Associação Social, Cultural e Recreativa de S. Paulo de Frades
· Obra Social de Torre de Vilela
· GAPIC · Casa dos Pobres

IPSS CONTINUAÇÃO · 2º CICLO · Coisas do Amor

· Centro Social Polivalente da Palheira
· Centro Social Cultural e Recreativo de Botão
· Centro Nossa Sra. da Alegria — Antanhol
· Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ribeira de Frades
· Centro Católico Operário da Conchada
· Celium

IPSS INICIAÇÃO · 1º CICLO · DeTrásPráFrente

· Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI)
· Centro Comunitário de Desenvolvimento Social de Coimbra
· Venerável Ordem Terceira da penitência de S. Francisco
· Associação das Cozinhas Económica Rainha Santa Isabel
· Centro Rainha Santa Isabel (Cáritas)
· Lar de Santo António (Cáritas)
· Casa do Pai