Quando:
6 Outubro, 2021@8:58_9:58
2021-10-06T08:58:00+01:00
2021-10-06T09:58:00+01:00


RAMPA.0
Projeto de criação e formação artísticas para jovens intérpretes na área da dança
Parceria: Convento São Francisco, o Teatro Académico de Gil Vicente, a Escola da Noite e o Teatrão, em articulação com as escolas de dança do concelho de Coimbra
 
Público-alvo: bailarinos e intérpretes entre os 15 e os 25 anos
 
Inscrições até 18 de janeiro
Audições: 21 de janeiro, Convento São Francisco
 
Mais info: abrildancacoimbra@gmail.com

RAMPA.0

 

De modo inédito, o Convento São Francisco, o Teatro Académico de Gil Vicente, a Escola da Noite e o Teatrão, em articulação com as escolas de dança do concelho de Coimbra, estão a lançar um novo projeto de criação e formação artísticas para jovens intérpretes na área da dança, intitulado RAMPA.0, sendo que estas quatro estruturas de programação cultural da cidade pretendem apostar, numa lógica de continuidade e concertação coletiva, neste domínio artístico.
Este projeto de audição para bailarinos e intérpretes junta, pela primeira vez em Coimbra, quatro entidades – integradas na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) – que realizam uma programação cultural regular no concelho. Visando capacitar os jovens talentos da região, na sua fase inicial o projeto RAMPA.0 concretiza-se na criação de uma obra a apresentar, no âmbito do Festival Abril Dança em Coimbra, no Grande Auditório do Convento São Francisco a 21 de abril de 2023.
Para esta primeira edição do RAMPA.0 foi convidado o coreógrafo Rui Horta, nome marcante na dança portuguesa, com um prestigiado percurso internacional, que trabalhará em colaboração com Miguel Oliveira, um dos bailarinos mais relevantes da sua geração, ex-membro do Ballet Gulbenkian e do Netherlands Dance Theatre.
Ao longo de quase quatro meses, de janeiro a abril, os ensaios decorrerão no Convento São Francisco e terão lugar dois dias por semana (quartas-feiras das 18h00 às 21h00; e sábados das 10h00 às 16h00), com um período mais intenso durante as férias da Páscoa e subsequente semana da estreia, segundo um calendário predefinido.
Os destinatários deste projeto são jovens entre os 15 e os 25 anos – naturais e/ou residentes na área da CIM da Região de Coimbra – com entusiasmo, talento e determinação para abraçar uma intensa e transformadora experiência formativa na área da dança contemporânea.
A audição terá lugar no sábado, 21 de janeiro de 2023, às 10h00, no Convento São Francisco, devendo os candidatos/as estar disponíveis para uma 2.ª chamada no dia seguinte, domingo, onde se fará a seleção final.
Para se inscreverem para a audição, os candidatos/as deverão enviar mail com os seguintes elementos: nome, email, idade, contacto e CV, através do email: abrildancacoimbra@gmail.com. Inscrições até ao dia 18 de janeiro de 2023.