Skip to content

Teatrão

© 2024 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra

16.04.24

Segundo episódio do podcast disponível no arquivo!

Ler mais
Photoclub com Paulo Pimenta

O Além da Lente está de volta! E é já no próximo dia 30 de abril às 18h30, na Tabacaria, que o projeto que traz a fotografia de cena para a linha da frente no Teatrão dá início ao ciclo de conversas Photoclub. Ao longo do ano, Photoclub irá dar palco a alguns dos fotógrafos de cena mais trabalho têm no panorama nacional.

Começamos por conversar com Paulo Pimenta, fotógrafo muito conhecido pelo seu trabalho jornalístico (nomeadamente com o Público), mas que também tem colaborado – em registo fotográfico, obra publicada e cenografia –, com companhias de dança e teatro, destacando-se a Companhia de Pina Bausch, Companhia Olga Roriz, Teatro Crinabel e Terra Amarela. Integra ainda inúmeros projetos multidisciplinares de vertente social.

Paulo Pimenta é autor dos livros “São pessoas” e “Emergência 365” em coautoria com o fotojornalista Adriano Miranda, tendo várias publicações em livros e revistas internacionais. Tem recebido vários prémio de fotojornalismo ao longo dos anos. Em 2012, recebe o 1º Prémio de fotojornalismo “Estação Imagem”, na categoria de Artes e Espetáculos, que entretanto já recebeu várias outras vezes. Recebe o Prémio Internacional de Fotografia Peironcely no Festival Robert Capa em 2019, em Madrid. Em 2021, recebe o 1º lugar do Prémio de Jornalismo: Analisar a Pobreza na Imprensa, com o trabalho “Os 25 anos do Rendimento Social de Inserção: O RSI não é o sítio onde queira voltar”. Em 2023 recebe a medalha de Mérito atribuída pela Câmara Municipal do Porto.

Fotografias © Paulo Pimenta