Skip to content

Teatrão

© 2025 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra

05.03.25

Aluvião – candidaturas abertas para apresentações na OMT

Ler mais
Aluvião

O Aluvião é a estação das associações culturais não-profissionais da região de Coimbra na Oficina Municipal do Teatro. Com foco na produção teatral, o Aluvião quer programar outras atividades, nomeadamente musicais, etnográficas, literárias, etc. Todo o tecido associativo de Coimbra pode enviar-nos uma proposta de apresentação: somos o teatro onde cabemos todos.

Propostas e +infos aqui

Informações importantes
– cada projeto selecionado terá um cachet de 500€;
– serão escolhidos seis projetos no total;
– estarão disponíveis duas oficinas de formação para o associativismo, independentemente de serem escolhidos ou sequer se inscreverem para este programa. As formações serão escolhidas pelos participantes: votem no inquérito disponível neste link.

Datas a fixar
Na imagem seis mulheres. Da esquerda para a direita: Uma mulher de perfil olha para o lado; uma mulher de cabelos pretos com maquilhagem branca e lábios pintados. Tem um vestido às bolas pretas, torso vermelho e mangas e calças brancas. Ao seu lado uma mulher olha em frente e as restantes olham para a mulher maquilhada.
Sobre o projeto

O Aluvião nasce em 2019 no seio do Projeto Pedagógico do Teatrão, no seguimento de um trabalho que a companhia já tinha vindo a desenvolver junto das estruturas amadoras desde 2008, quer em projetos de formação, quer em teatro de comunidade com o projeto Amadores do Coração. Concebido inicialmente como um programa de apoio à criação, formação e acompanhamento de companhias amadoras do Mondego, o Aluvião tem vindo a procurar aprofundar a relação com associações culturais não-profissionais da região, contribuindo para a sua renovação e evolução dos seus processos de trabalho. Através deste trabalho, o projeto procura também criar sinergias entre os grupos de teatro e outros agentes culturais da região para potenciar as suas capacidades de produção e de formação.

Com este programa, continuamos a apostar no trabalho e valorização da produção de todo o território, procurando dar visibilidade à produção cultural da região de Coimbra e incentivar a relação entre estruturas culturais e artísticas profissionais e amadoras. Acreditamos seriamente que um tecido cultural ativo e dialogante entre as estruturas profissionalizadas e amadoras é fundamental. O Aluvião é o marco de um caminho que se constrói em dois sentidos: este projeto é o reverso da medalha do processo de descentralização da atividade que temos promovido desde sempre, e que se tem intensificado nos últimos anos.

Este aumento do nosso raio de ação concretiza-se assim no alargamento do espectro de atividade que o Aluvião abarca. Esta expansão decorre do trabalho que temos empreendido no âmbito do atual ciclo de financiamento da DG-Artes, que nos tem levado a trabalhar de perto com associações culturais das mais diversas índoles espalhadas por toda a região de Coimbra. Neste sentido, se a última edição compreendia apenas trabalho com companhias de teatro amadoras do Baixo Mondego, esta nova edição vai a outros leitos do rio, a outras Coimbras dentro da nossa região e não deixa ninguém de fora.