Skip to content

Teatrão

© 2026 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra

19.04.26

Já pode consignar o seu IRS!

Ler mais
Classes de Teatro

Existe um espaço diário de prática teatral no Teatrão, que desde 2001, reúne crianças, jovens e adultos na criação de espaços de descoberta e liberdade. A iniciativa é individual e a experiência é coletiva. De lá para cá já se fizeram inúmeros programas, exercícios, espetáculos, aulas abertas ou intervenções comunitárias – uma multiplicidade de experiências que convoca os participantes para desafios que se constroem na Sala de Ensaios da Oficina Municipal do Teatro à medida de cada grupo. Celebramos os que vêm porque são inibidos, porque estão sozinhos, porque têm o bichinho ou não têm bichinho nenhum. Celebramos a coragem de quem procura um espaço de convívio e um caminho a trilhar com outros. Em outubro começaremos tudo outra vez e as inscrições para as Classes de Teatro 2026/2027 abrem agora. Para todos.

Este ano, uma parte das turmas de 2025/2026 vão para a rua e outros espaços da cidade “Soprar Palavras” de poetas. Há também as que convidam os públicos a ver o resultado dos seus trabalhos no teatro e ainda as que abrem as portas para que todos possam participar em sessões abertas. Muitas maneiras de afirmar o prazer que um grupo sente no caminho coletivo da prática teatral.

Conheçam o programa completo aqui

Funcionamento das turmas

As Classes acompanham ano letivo escolar, de outubro até junho do ano seguinte, com as respetivas pausas letivas de natal, carnaval, páscoa e verão. Por acolhermos alunos de várias idades, dividimos as suas turmas de acordo com dois critérios.

Idade
As turmas são compostas por alunos compreendidos na mesma faixa etária: dos 6 aos 9 anos, dos 10 aos 13 anos, dos 14 aos 18 anos e as turmas de adultos a partir dos 18 anos (e sem limite máximo de idade).

Experiência
As turmas são também divididas consoante a continuação dos alunos nas classes; ou seja, teremos as classes de iniciação para os alunos que integrem as aulas pela primeira vez no Teatrão (independentemente de terem tido já outras experiências noutros locais) e as classes de continuação, para os alunos que se reinscrevam.

Os programas de iniciação abordam a linguagem teatral através de uma estratégia lúdica, de exploração de jogos dramáticos partindo de elementos ou pretextos como o espaço, o som, a imagem ou o texto. Nas turmas de continuação aprofundamos os conceitos e criamos projetos que utilizam metodologias de interpretação teatral mais elaboradas.

Formulários de inscrição

Adultos (≥18 anos)

Crianças (6-17 anos)

Aqui encontra PDFs editáveis. Depois de preenchido o formulário devido, enviar para info@oteatrao.com

Qualquer questão, contacte-nos: 239 714 013, 912 511 302 ou info@oteatrao.com

Informações

© Carlos Gomes e Paulo Abrantes