Skip to content

Teatrão

© 2024 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra

15.05.24

Quarto episódio do podcast disponível no arquivo!

Ler mais
O Ator e o Texto

António Fonseca e Maria João Brilhante
Co-Produção Teatrão/Centro de Estudos de Teatro — FLUL
Nesta segunda masterclass focamo-nos sobre a relação do ator com os textos. Análise, preparação e apropriação dos textos são questões fundamentais para António Fonseca que desafiámos para partilhar com este grupo. Maria João Brilhante embarca com ele numa exploração que se apoia na importância e no prazer das palavras.

Nesta segunda sessão do Programa Casa Aberta, António Fonseca é desafiado, na companhia de Maria João Brilhante, a trazer-nos a experiência do ator na sua relação com o texto, ou melhor, com as palavras na sua materialidade, mas sobretudo no seu poder de representar o mundo e mesmo de criar mundo.

O ator como criador de mundos através do ato de (se) confrontar, apropriar e incorporar palavras será a proposta a trabalhar. Cada texto selecionado oferece-nos a situação para exercitarmos a leitura em silêncio, explorarmos sentidos através da microanálise e descobrirmos o que traz a cada um de nós a experiência de enunciar em voz alta as palavras escritas por outros. Que mundos se revelam? Que (nos) acontece quando as palavras dos autores passam a ser nossas?
Maria João Brilhante

Inscrição

Mais informações

Mais sobre o programa CASA ABERTA

Serviço Educativo