Skip to content

Teatrão

© 2026 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra

Comunicado sobre espetáculos e atividades durante cheias

Ler mais
96 Decibéis

“96 Decibéis” é o espetáculo que estamos a cocriar com os companheiros da Terra Amarela sobre as possibilidades que tem o amor num mundo quase a vacilar.

Com texto de Alex Cassal e encenação de Marco Paiva, os ensaios de “96 Decibéis” estão a progredir com trabalhos diários na OMT. Em breve, os 5ª Punkada juntam se ao elenco, já que a banda sonora original que andaram a compôr vai ser interpretada ao vivo pela banda. É assim, em diálogo e troca com os outros que tentamos fazer um espetáculo sobre as oportunidades que o amor tem nos dias de hoje. Estreamos “96 Decibéis” no Dia Mundial do Teatro, na OMT, com temporada até 26 de abril.

E porque o teatro é uma assembleia onde estamos reunidos, a debater e contrapôr ideias, fica um convite a todos os professores do 9º ao 12º ano que queiram desafiar os seus alunos a pensar sobre a forma como nos relacionamos: vamos ter seis datas para públicos escolares durante a temporada deste novo espetáculo.

Comprar bilhete
Sinopse

Vivemos entre ruínas. Utopias falhadas, projetos estilhaçados, ideias reduzidas a poeira. Uma paisagem desolada em que tudo está permanentemente a desfazer-se. É preciso, então, reconstruir: edificar novas ideias e utopias, reinventar relações, varrer a poeira para debaixo do tapete. Enterrar cadáveres e plantar o futuro. E, no meio de tanto ruído, ainda somos bem capazes de nos apaixonar. Porque acreditar que pode haver futuro é razão suficiente para amar sem reservas tudo aquilo que está por vir. 96 Decibéis é sobre o desejo em tempos de cólera, com direito a toda a piroseira de fazer amor entre os escombros. Um puzzle assumidamente romântico entre personagens atravessadas pelo tempo em que vivem: guerras e doenças, crises políticas e teorias conspiratórias, guitarras e protestos dissonantes. Um manifesto em alto volume contra a acomodação e a mediocridade.

Projeto MAIS

O Projeto MAIS é o programa de formação artística para a profissionalização que estamos a desenvolver paralelamente a “96 Decibéis”, financiado ao abrigo do programa “Centro 2030 – Inclusão pela Cultura” da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e integra em parceria a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), o Grupo de Trabalho Pessoas com Deficiência da Rede Social de Coimbra – Município de Coimbra, a Omnichord, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Terra Amarela.


Logos do financiamento: Centro 2030, Portugal 2030 e União Europeia