© 2025 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra
A nova criação do Teatrão, o espetáculo-caminhada “Almalaguês“, com direção de Aldara Bizarro, vem acompanhada de um programa de mediação com várias atividades, que incluem uma conversa-jantar, uma oficina de gaita de foles e caminhadas para podermos aprofundar e alargar a discussão que o espetáculo levanta.
A participação é gratuita em todas as atividades, mas a inscrição é obrigatória.
info@oteatrao.com
239 714 013
912 511 302
Com Aldara Bizarro, Bernardo Chatillon, Carlota Lagido e moderação de Isabel Craveiro
17 de julho, 18h30
Capela de Nossa Senhora da Alegria (40°07’14″N 8°23’20″W)
Inscrições
“Almalaguês” será pretexto para nos juntarmos na Capela de N.ª Sr.ª da Alegria para uma conversa com artistas ligados às artes performativas que, ao longo dos anos, têm trocado o trabalho e a vida em grandes centros urbanos por projetos que procuram a escala do real, do contacto genuíno. Aldara Bizarro, Bernardo Chatillon e Carlota Lagido vão estar à conversa com Isabel Craveiro sobre os territórios de interior, da dança contemporânea, e sobre o que a arte pode re-significar para lugares e pessoas invisíveis ao poder político no perigoso contexto atual. No final, trocamos ideias em cima de um jantar partilhado entre todos.
Direção: António Freire e Grupo de Gaiteiros Rainha Santa
20 de julho, 17h00-19h30
Largo da Igreja de São Tiago, Almalaguês (40°07’47″N 8°23’20″W)
Limite de participantes: 15 pessoas, a partir dos 14 anos
Inscrições
Almalaguês tem uma grande tradição gaiteira e, por isso, o espetáculo-caminhada que a Aldara Bizarro aí prepara terá gaiteiros e pessoas gaiteiras. No dicionário, o adjetivo gaiteiro significa jovial, alegre e festivo. E será assim que também se sentirão se aceitarem o desafio para fazer esta oficina liderada pelo António Freire. O António dedica-se à recolha etnográfica e estudo da tradição da gaita de foles na região de Coimbra e lidera o Grupo de Gaiteiros Rainha Santa. A oficina é gratuita, tem limite de inscrições e será garantidamente um momento inolvidável. Ao longo de duas horas, vão ficar a conhecer a história da gaita-de-foles – quer em Portugal, quer na Europa e no mundo – e experimentar este instrumento de sopro único.
Guia: Manuel Malva (Milvoz)
26, 27 de julho, 10h-12h
Ponto de encontro: Capela de Nossa Senhora da Alegria (40°07’14″N 8°23’20″W)
Limite de participantes: 15 pessoas, a partir dos 6 anos
Percurso de dificuldade média. Recomendado trazer calçado confortável e água.
Inscrições
Mesmo junto a Almalaguês, há uma pequena ermida onde fica a Capela de N.ª Sr.ª da Alegria. Ao lado deste lugar de romaria, a Bio-Reserva Senhora da Alegria da Milvoz esconde um pequeno tesouro da Natureza – um bioma diverso, cheio das histórias de vida de uma comunidade vibrante guardadas nas árvores, arbustos, fungos e riachos. Num tempo em que normalizamos o fogo, as altas temperaturas, o abate de árvores em nome do progresso, vamos escutar testemunhos, dados por habitantes da terra, de como a natureza acompanha e alicerça a vida de uma comunidade. Estaremos também acompanhados pelo biólogo Manuel Malva, da Milvoz. É uma caminhada de dificuldade média, por isso tragam calçado confortável e água.