© 2026 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra
Azira’I vai estar em Portugal – e a digressão vai passar na Oficina Municipal do Teatro. Este é um dos principais espetáculos, nos últimos anos, a conseguir fazer a ponte entre o Brasil dos grandes centros urbanos, das favelas, da selva de betão e o Brasil da verdadeira selva, da floresta amazónica, da população indígena. Azira’I é apresentado em Portugal numa parceria entre Teatrão, Fundação Calouste Gulbenkian (13, 14 fev) e Teatro Municipal do Porto (20, 21 fev).
Esta criação é também o primeiro momento da programação Todos São Palco – Mostra de Teatro Brasileiro para 2026, edição dedicada, este ano, às teatralidades da Amazónia. No dia do espetáculo vamos apresentar a programação do festival – mais uma razão para não faltar a este warm-up!
Todos São Palco
M/12
90 minutos
4-10€
18 de fevereiro, 19h
info@oteatrao.com
912 511 302
239 714 013
Zahy Tentehar
Zahy Tentehar e Duda Rios
Denise Stutz e Duda Rios
Batman Zavareze
Andréa Alves e Leila Maria Moreno
Carol Lobato
Mariana Villas-Bôas
Ana Luzia Molinari de Simoni
Elísio Freitas
Gabriel D’angelo
Eduardo Chamon
Pedro Kaxaz Guajajara
Este musical de memórias vivas aborda a relação de Zahy Tentehar com a sua mãe, Azira’I – primeira mulher Pajé da reserva de Cana Brava (Maranhão), que ocupou a categoria de Pajé Supremo dos povos Tentehar, destinado apenas a pessoas com sabedorias medicinais e espirituais muito avançadas.
Em palco, a atriz alterna entre cenas em português e em Ze’eng eté. A relação entre mãe e filha dá-se num cenário conflituoso, marcado pelo ambiente extremamente patriarcal do nordeste brasileiro e por uma cultura dividida entre a preservação dos seus valores ancestrais e a integração de dinâmicas e mazelas de um sistema de civilização globalizado. Ao mesmo tempo em que Zahy é a filha escolhida pela mãe para herdar os dons de pajelança e comunicação com os Maíras, é também nela que Azira’I descarrega as frustrações de existir num contexto colonial e opressor.
© Jéssica Lima (fotografia de cena) / © Leo Aversa




