Skip to content

Teatrão

© 2025 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra

29.11.24

Inscrições abertas para clube de leitura para adolescentes

Ler mais
Constantino, Guardador de Sonhos

A nova criação do Teatrão que aqui vos apresentamos, parte da obra de Alves Redol “Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos”. A equipa deste projeto mergulhou no estudo da obra de Redol, do movimento Neorrealista, seguiu os passos do autor até ao Freixial à procura do Cuco e dos seus sonhos. E compôs um programa de diferentes atividades que nos ajudam a pensar porque é que viver, simplesmente, não nos basta.

“Os animais precisam de verde, resmunga-lhe a avó. Constantino percebe o que ela quer dizer, mas entrega-se à fantasia de admitir que as vacas e as burras necessitam de comer cores, agora um bocado de verde e depois outro de amarelo ou de vermelho. E enquanto as desamarra da manjedoura, dá-se ao gosto de pensar como seria divertido levá-las a pastar no arco-íris, podendo cada uma delas escolher a cor que mais lhe apetecesse, ou misturá-las e fazer cores diferentes. Ele próprio deitar-se também sobre a faixa azul ou violeta, e depois rolar pelas outras, ficando pintado com as sete cores, às manchas. (…)”
in Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos, de Alves Redol

Sinopse do espetáculo
Maria não conseguia sonhar. Ao início, nem ligou. Nem sempre nos lembramos do que sonhamos. Mas os meses passaram e as noites vazias começaram a inquietá-la. Tentava, tentava, mas os sonhos não apareciam. Numa manhã em que já estava atrasada para a escola, o seu pássaro Cuco fugiu e, na corrida para o devolver à gaiola, deu de caras com Constantino, um homem estranho que guardava pássaros no jardim da cidade e que, nem a propósito, também guardava sonhos. Começa ali a aventura de procurar para onde raio tinham fugido os sonhos de sonhar a dormir de Maria e de descobrir os sonhos de sonhar acordado de Constantino.

Comprar bilhete
Atividades paralelas e de mediação

A propósito da criação do espetáculo Constantino, Guardador de Sonhos, o Teatrão concebe um programa de mediação com os públicos que nos provoca a olhar a relação entre o real social e a utopia coletiva no tempo presente, não esquecendo as ordenadas e abcissas do movimento neorrealista português.

Consulte toda a programação em detalhe aqui

Exposição 18 dez – 1 mar
Neo-Real: cara a cara com obras neorrealistas
CAPC Sereia
Em parceria com a Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, o CAPC e o Museu do Neo-Realismo
Curadoria de Carlos Antunes, David Santos e Filipa Malva

Conferências 23 e 30 jan, 18h
Real Social: conversas entre o movimento neorrealista e o tempo presente
OMT
Curadoria de António Pedro Pita

Exposição itinerante nov – mar
Alves Redol: Horizonte Revelado
Escolas do distrito de Coimbra

Literatura jan – jun
Leituras ao Domicílio
Em parceria com a Cáritas Diocesana de Coimbra

Literatura jan – jun
Em Voz Alta: clube de leitura para adolescentes
OMT
Inscrições abertas até 27 de dezembro aqui

Fotografias

© Carlos Gomes e Teresa Valente