Skip to content

Teatrão

© 2024 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra

15.05.24

Quarto episódio do podcast disponível no arquivo!

Ler mais
Dom Quixote (de Coimbra)

A partir da obra de Cervantes, com excertos das versões de António José da Silva, Monteiro Lobato, Yevgeni Shvarts e Orson Welles.

“Encheu-se-lhe a imaginação de tudo o que lia nos livros, não só de encantamentos como contendas, batalhas, desafios, feridas, galanteios, amores, adversidades e disparates impossíveis…”
– Miguel de Cervantes, O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de La Mancha

Num cenário de refugo e bugigangas, o Cavaleiro da Triste Figura vem acompanhado pelo fiel Sancho Pança – a Governanta e a Sobrinha também hão-de aparecer. Uma coleção de desvarios que vai do séc. XVI ao XXI, entre o lugar imaginário de La Mancha e vários lugares do Mondego: Serra da Estrela, Coimbra, Figueira da Foz. E quem diria que num livro-calhamaço se escondem mundos tão loucos e tão divertidos? Uma rara aventura espera-nos!

“Voltar a explorar o terreno fértil do sonho e do encantamento de Quixote e companhia expressa uma vontade teimosa de tomar os desejos por realidade. Por ele nos ensinou a fórmula que pode misturar a ficção e a realidade, resgatando de cada uma o que for melhor e mais feliz. Em 2009, quando se habitou pela primeira vez a OMT e a adaptação de Jorge Louraço ao texto mítico de Cervantes, a apropriação foi um convite a entrar por todas as portas que uma casa pode ter e, assim, tomá-la por completo e a meias com o público. Hoje, com a vontade renovada e o ânimo espicaçado pelo caos recente e pelo que dele sobrou (sobreviveu, mas um Cavaleiro Andante não geme), abrem-se outras tantas entradas e caminhos que dão gosto à urgência e à atualidade de ser Quixote num mundo de Moinhos de Vento. Porque voltar a este texto? Porque é prazeroso, é divertido e mais que isso. O Cavaleiro da Triste Figura, o tal Fidalgo de la Mancha (ou de Coimbra? resta a dúvida) é cada um de nós. Hoje, como sempre tem sido.”
– Isabel Craveiro

Comprar bilhete