Skip to content

Teatrão

© 2025 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra

24.09.25

Teatrão e teatromosca estreiam cocriação em novembro

Ler mais
Por uma nova cultura antifascista: trabalho, ecologia e paz | Encontro Iniciativa dos Comuns

No lastro daquilo que já tem sido praticado pelo Teatrão ao longo dos anos, a partir desta temporada encetamos um novo ciclo de trabalho a que chamámos “ReUNIR para ReEXISTIR”. Somos uma companhia que faz teatro político, sempre ligado com o estado atual das coisas e, no tempo presente, já não basta resistir e sobreviver. Precisamos de encontrar novas formas de existência. E para isso precisamos de nos juntar e perceber como é isso se pode fazer. Este encontro será apenas uma de muitas atividades que vão passar pelo Teatrão no âmbito desta dinamização. Contamos convosco para pensarmos todos juntos num futuro diferente?

O encontro “Por uma nova cultura antifascista: trabalho, ecologia e paz”, promovido pela Iniciativa dos Comuns, marca a primeira de muitas atividades neste âmbito. Perante a ascensão dos novos rostos do fascismo, é necessário pensar numa nova cultura política antifascista centrada nos valores do trabalho com direitos, do ecossocialismo e da paz. Ao longo desta tarde de diálogo e troca de ideias, pretende contribuir-se para clarificar os contornos desta resistência urgente, que pode ser portadora de uma alternativa esperançosa.

A entrada é livre e aberta a todos os que queiram participar!

Programa

18 de outubro

17h – Debate com Vanda Pereira (dirigente sindical), Vera Ferreira (investigadora) e André Saramago (professor universitário)
18h – Apresentação, por Isabel Craveiro (encenadora) e Irina Castro (investigadora), do livro “A economia política do antifascismo e outros ensaios”, da autoria de João Rodrigues (professor universitário)
19h – Assembleia da Iniciativa dos Comuns de Coimbra: que fazer?

André Saramago

Professor Auxiliar de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) e no Instituto do Oriente (IO). É o autor de Grand Narratives in Critical International Theory (Routledge, 2024), e co-editor de Non-Human Nature in World Politics: Theory and Practice (Springer, 2020).

Irina Castro

Investigadora em Pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais. Licenciada em Ecologia Aplicada, Mestre em Engenharia do Ambiente e Doutorada em Sociologia da Ciência tem dedicado a sua investigação às controvérsias da biotecnologia. É membro da rede Europeia de cientistas críticos ENSSER e membro da Toupeira Vermelha – Colectivo de Militantes da Quarta Internacional em Portugal. Trabalha como Gestora de Ciência.

Isabel Craveiro

Encenadora, atriz, pedagoga, diretora artística do Teatrão, onde assume a coordenação das áreas de programação da Oficina Municipal do Teatro (OMT), mediação de públicos e projeto pedagógico, projetos de intervenção comunitária, projetos de acompanhamento de companhias amadoras e Rede Artéria. Na sua formação, passou pelo TEUC, pelo Curso Livre de Interpretação da Escola Superior de Educação de Coimbra, tendo-se licenciado em Teatro e Educação nessa mesma escola. Encenou, entre outros, “D. Quixote de Coimbra”, “Punk Rock”, “Sophia”, “O Doente Imaginário”, “A Grande Emissão do Mundo Português”, “Romeu e Julieta” ou “Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos”. Coordenou e encenou, desde 2011, diversos projetos de teatro e comunidade. Como atriz, integrou vários espetáculos, trabalhando com encenadores como Rogério de Carvalho, Marco Antonio Rodrigues, Patrick Murys, entre outros. Coordenou a realização de inúmeros seminários, masterclasses e ciclos de conversas.

João Rodrigues

Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais. É autor dos livros O neoliberalismo não é um slogan e A economia política do antifascismo e outros ensaios. É coautor do blogue de economia política Ladrões de Bicicletas e membro do Conselho Editorial do Le Monde diplomatique – edição portuguesa.

Vanda Pereira

Dirigente sindical do CESP (Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal), membro da Direção Nacional do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos e membro do MDM (Movimento Democrático de Mulheres).

Vera Ferreira

Cientista social, especialista em estudos da energia. Doutorada em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa), é atualmente investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais. É militante ecossocialista e co-fundadora do coletivo Jornada pela Democracia Energética.