Skip to content

Teatrão

© 2024 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra

13.11.24

Inscrições abertas para projeto com Cáritas de Coimbra

Ler mais
Leitura cénica de “Mistérios Gozosos” | Teatro Oficina, Teatrão e convidados

29 de outubro, às 21h30, o Teatro Oficina junta-se a atores do Teatrão e convidados para uma leitura cénica de Mistérios Gozosos na Tabacaria da Oficina Municipal do Teatro.

Mistérios Gozosos é um espetáculo do Teatro Oficina, encenado por José Celso Martinez Corrêa e criado a partir do poema O Santeiro do Mangue de Oswald de Andrade. O autor é um dos principais representantes modernismo brasileiro, cuja obra, profundamente política, alegre e debochada, inspirou o tropicalismo dos anos 60. A ação toma lugar no Mangue do Rio de Janeiro – a zona de prostituição mais famosa no Brasil dos anos 40 – e conta a história de um vendedor de santos dividido entre a sua família que mora no morro e uma jovem prostituta do Mangue.

A primeira versão da peça ganhou vida nas ruas do centro de São Paulo durante o Carnaval de 1994, para mais de 4000 espectadores. Depois teve temporada no Teatro Oficina entre dezembro de 1994 a maio de 1995, tendo sido altamente aclamada pela crítica e alvo de uma ação judicial por um membro da igreja por alegada profanação de objetos religiosos. 21 anos depois, em 2015, José Celso Martinez Corrêa voltou a encenar o espetáculo, desta vez com músicas de José Miguel Wisnik e da ala de compositores do Teatro Oficina.

A entrada é livre – esperamos ver-vos por lá nesta noite única!

Excerto de “Mistérios Gozosos” (2015) © Igor Marotti / Teatro Oficina Uzyna Uzona

Na imagem estão dois atores com roupas velhas. Um dos atores tem um chapéu preto e agarra com a mão direita a camisa branca do ator que se encontra curvado, apoiando a sua cabeça no braço esquerdo do outro ator.