© 2025 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra
Linhas de Tensão. Arte, Dança e Ecologia propõe uma visão da ecologia que não se limita a estudar um domínio estrito dos fenómenos ambientais, mas que, ao associá-los com a arte, e em particular a dança, alarga o seu âmbito às relações do mundo humano com toda a natureza.
A apresentação do livro tem entrada livre e conta com a presença de André Barata (filósofo) e Daniel Tércio (autor).
7 de fevereiro, 19h
info@oteatrao.com
239 714 013 (rede fixa nacional)
912 511 302 (rede móvel nacional)
Data: 7 de fevereiro, 16h
Local: Oficina Municipal do Teatro
Duração: 2 a 3 horas
Inscrição através de tinyurl.com/OficinaLdT ou deste link
Em articulação com a edição do livro, a oficina de “coisas possíveis (e talvez necessárias)” destina-se a estimular a criatividade dos participantes para uma visão prospetiva do futuro próximo (2028 surgirá como baliza cronológica). Imagina-se, de um ponto de vista inclusivo, ações e coisas possíveis para uma ação imediata, e que poderiam ser acrescentadas àquilo que (embora lentamente) já vai sendo planeado, tais como a diminuição da circulação de carros nas cidades, a limitação das grandes áreas de pastagens e das imensas concentrações de gado a abater, a reciclagem das diferentes tipologias de lixo, entre outras.
Os resultados da oficina – que podem acontecer em diferentes formatos e suportes (escritos, desenhados, projetuais, “oralituras”, performáticos, etc.) – serão coletados, editados e tornados acessíveis em formato digital.
Público-alvo: todas as pessoas que procuram pensar criticamente as questões ambientais e que estejam envolvidas, ou simplesmente interessadas, com a criação artística enquanto modo de ação para um futuro sustentável; e que estejam disponíveis para exercitar a imaginação através de debate de ideias e de exercícios práticos.
Direção da oficina: Daniel Tércio (autor) e Joana Levi (performer)