© 2025 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra
O Movimento de Teatro Escolar – MTE – é um projeto do Teatrão, em coprodução com o Plano Nacional das Artes, e pretende ser uma plataforma de criação para o teatro que se produz nas escolas da região, tendo como base uma dinâmica multidirecional que inclui apresentações na Oficina Municipal do Teatro e circulação de espetáculos entre escolas.
Entrada livre, sujeita a reserva
info@oteatrao.com
239 714 013 (rede fixa nacional)
912 511 302 (rede móvel nacional)
7 maio, 14h30
Tulpa
Trupe Leal Conselheiro | ES D. Duarte
9 maio, 14h30
A Ilha
SAIDATOCA | Agrupamento de Escolas de Alvaiázere
10 maio
Oficinas de formação para professores do MTE
10h-13h: Oficina Luz e Som com Jonathan Azevedo e Nuno Pompeu
14h30 -17h30: Oficina Direção de Atores e Encenação com Isabel Craveiro
13 maio, 14h30
Teatro de Robertos
Teatreiros | EB 2/3 Dr.ª Maria Alice Gouveia
15 maio, 14h30
Algures em Nenhures
O Mellinho | Agrupamento de Escolas de Ansiã
16 maio
Quatro poemas sobre o neorrealismo
Núcleo de expressão dramática | ES Avelar Brotero
14h30
MeuMundo – Vem chatear o Camões!
KA-OS – Kompanheiros e Amigos-Ousadia Solidária | ES D. Dinis
15h00
+ conversas com elementos da equipa do Teatrão, na Sala Grande logo a seguir ao final dos espetáculos
Algures em Nenhures
Agrupamento de Escolas de Ansião
16 maio, 10h45
Local: Auditório da Casa da Cultura de Alvaiázere
6 Junho, 10h30
Local: Agrupamento de Escolas Figueiró dos Vinhos
O Exame
Agrupamento de Escolas de Alvaiázere
5 junho, 11h
Local: Agrupamento de Escolas de Ansião
O MTE – Movimento de Teatro Escolar pretende retomar as mostras de teatro escolar, que conheceram 14 edições e que foram interrompidas pela pandemia COVID-19. No entanto, o objetivo não é restaurar o modelo que existiu, mas antes lançar a iniciativa com outro enquadramento.
Por um lado, este projeto inscreve-se na vocação do Teatrão para trabalhar com a comunidade em geral e com os públicos escolares em particular, e, por outro lado, deseja dar visibilidade à prática teatral desenvolvida nas escolas, bem como reforçar a relação com o tecido associativo amador na área da cultura e do teatro.
Quanto ao formato, o MTE define-se pela abertura a vários géneros (teatro, performances, leituras encenadas, clubes de leitura, oficinas de formação), bem como promove diferentes modalidades de envolvimento (criar um espetáculo, assistir ou acolher produções dos parceiros), estimulando-se até, no futuro, a produção de projetos partilhados entre escolas ou com grupos locais.
A descentralização e a itinerância da programação é outra das caraterísticas desta iniciativa, aproximando centros e periferias, construindo parcerias entre territórios mais distantes. No fundo, desejamos criar uma malha que se alargue sempre, com vários polos e extensões, na convicção de que, assim, contribuiremos para esbater assimetrias e para reforçar o sentido de identidade e pertença a uma comunidade.
António Cerdeira
Coordenador intermunicipal do Plano Nacional das Artes
O Movimento de Teatro Escolar pretende ser uma plataforma de criação para o teatro que se produz nas escolas da região. Passando a ser organizada em colaboração com o Plano Nacional das Artes, o projeto reunirá, sempre em maio, um programa de apresentações, conversas e oferta formativa na Oficina Municipal do Teatro e ganha amplitude com um calendário de circulação entre as escolas e os diferentes territórios escolares do PNA da região. Nesta primeira edição teremos criações de escolas de Coimbra (ES Avelar Brotero, ES D. Dinis, ES D. Duarte, EB2/3 Dr.ª Maria Alice Gouveia) e Alvaiázere. Para além de se apresentarem na OMT, estas apresentações vão também circular pelos municípios de Ansião, Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos.
Isabel Craveiro
Diretora artística do Teatrão