Skip to content

Teatrão

© 2025 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra

24.09.25

Teatrão e teatromosca estreiam cocriação em novembro

Ler mais
NOVe | “Eu vou sair”, de Pedro Sequeira + Joel Kabanga

Os companheiros da Cem Palcos voltam à OMT em outubro para um novo ciclo da residência NOVe. Ao longo de 9 dias, Pedro Sequeira de Carvalho e Joel Cabanga vão trabalhar um espetáculo de 9 minutos para apresentar em 9 sessões para 9 pessoas.

Comprar bilhete
Sinopse

Um jovem, filho de um político, ao sair de casa para viver uma vida boémia com a sua namorada, é impedido. Surpreendido e, por não reconhecer a legitimidade do pai para esta ação, questiona-o sobre as suas ações atuais enquanto político e o mundo que está a construir, ou melhor, destruir. O filho, desanimado, sem referências, farto da vida que levava e querendo mudar, acaba por descobrir no seu pai um homem solitário, que ainda tem a esperança num mundo melhor e que precisa também de alguém que o estimule a mudar. Para a alegria do filho, o pai demonstra-lhe que, tal como o último pode ser a referência para o primeiro, o pai também pode mudar pelas ações do filho.

Joel Kabanga

Joel António Kabanga Pereira do Nascimento, nascido a 30 de setembro de 1996, reside atualmente em Portugal no distrito de Setúbal, no município de Seixal. Frequentou o ensino secundário até ao 12º ano, no curso médio em ação Educativa, Educação Física e Desporto; foi educador da pré-escolar de 2018 a 2022; foi ator no grupo de teatro Caravana Africana, em São Tomé. Fez parte do grupo teatral “Laboratório Experimental de São Tomé”, cujo projeto “Tchiloli, uma tragédia atual” fez apresentações em Évora, Coimbra, Leiria, Faro, Viseu. Atualmente trabalha como polivalente da construção civil.

Pedro Sequeira

Pedro Sequeira de Carvalho, nascido em 28 de fevereiro de 1985 no distrito de Lobata, São Tomé. Residente em San Ponjata, distrito de Mé-Zóchi, casado e pai de três filhos. Advogado e Professor universitário.
Licenciado em Direito no IUCAI-Instituto Universitário de Contabilidade, Administração e Informática. Mestre em Direito Público e Desenvolvimento Sustentável pela USTP-Universidade Pública de São Tomé e Príncipe. Publicou a primeiro romance intitulado “Leonor” em 2016. Publicou o segundo romance intitulado “Nós Temos Sonhos” em 2018. Participou na Antologia poética “Às Áfricas Dentro de Mim” editado no Brasil e publicou o seu último romance “As curvas da vida” em 2024. Publicou o seu quarto romance “O branco e a preta”. É romancista, poeta, contista, dramaturgo, compositor e palestrante. É líder da companhia teatral “DEMOS” criada em 2023. Atualmente a companhia tem um espaço na TVS – televisão pública de São Tomé e Príncipe –, denominado “Mais um caso” onde apresenta as peças que retratam as vidas das populações, fazendo críticas sociais de forma satírica e transmitindo conteúdo de carácter cívico. É escritor de diversas peças teatrais de diversos géneros, entre elas, alguns monólogos.