© 2025 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra
O projeto do Teatrão que põe em foco a fotografia de cena convida Alípio Padilha para conversar sobre os significados do seu olhar na criação de imagens documentais e narrativas de uma obra teatral.
Alípio Padilha (natural de Penacova, residente em Lisboa) é fotógrafo profissional, formado na Associação Portuguesa de Arte Fotográfica e no Instituto Português de Fotografia, com especialização em fotografia de cena, abrangendo teatro, dança e artes performativas. A consciência do efémero — desse “foi, já não é” — orienta a sua abordagem, refletindo-se numa imagem que, para além do presente, existe para memória futura.
Ao longo da sua carreira, colaborou com instituições e companhias como o Teatro Nacional Dona Maria II, Companhia Nacional de Bailado, Teatro Praga, Companhia Olga Roriz, bem como com festivais relevantes, nomeadamente o Fimfa e o Temps d’Images. Participou também em exposições coletivas e individuais, incluindo a Bienal de Vila Franca de Xira e o MUDE Lisboa. Desempenhou funções como fotógrafo de cena em rodagens de filmes e realizou registos fotográficos na área da música, incluindo concertos no Music Box e fotografias para discos de artistas como Sérgio Godinho.
A sua prática tem como intenção “desinstalar” o registo tradicional das artes performativas, explorando a diversidade e singularidade da performance enquanto ato político e pensamento. Valoriza menos a técnica fotográfica e mais as ideias que sobem ao palco.
Além da Lente – Fotografia de Cena do Teatrão
Entrada livre
17 de julho, 18h30
info@oteatrao.com
239 714 013
912 511 302
© Alípio Padilha