© 2024 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra
A propósito da criação do espetáculo Constantino, Guardador de Sonhos, o Teatrão concebe um programa de mediação para todos os públicos e que nos provoca a olhar a relação entre o real social e a utopia coletiva no tempo presente, não esquecendo as ordenadas e abcissas do movimento neorrealista português. Afinal, como é que se cria uma comunidade engajada, participativa e com consciência cidadã? Toda a programação paralela a Constantino, Guardador de Sonhos converge neste sentido – e junta como parceiros neste projeto a Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, a Cáritas Diocesana de Coimbra, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, o Museu do Neo-Realismo e o Plano Nacional das Artes.
Consulte todas as informações sobre a nova criação do Teatrão aqui.
info@oteatrao.com
239 714 013 (rede fixa nacional)
912 511 302 (rede móvel nacional)
Quatro obras do Museu do Neo-Realismo vão estar em exposição no CAPC Sereia, em quatro momentos distintos, numa parceria inédita com a Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, o CAPC e o Museu do Neo-Realismo.
Texto de Carlos Antunes, David Santos e Filipa Malva (curadores)
É do encontro que se trata. Do olhar e pulsar presente sobre telas e peças da coleção do Museu do Neo-Realismo e da forma como elas se relacionam com o nosso tempo. Convidamos o público a olhar as peças escolhidas, neste feliz encontro entre as três instituições, e a experimentar discutir o que se vê e se sonha em cada obra.
Obras em exposição
Mulher Chorando, Querubim Lapa (1949)
18 de dezembro a 11 de janeiro
Entardecer, Nuno San-Payo (1949)
14 de janeiro a 1 de fevereiro
Nazarena, Maria Barreira (1959)
4 a 15 de fevereiro
Carrossel, Rui Filipe (1960)
18 de fevereiro a 1 de março
Local: CAPC Sereia
Casa Municipal da Cultura, Piso -1
Parque de Santa Cruz, Jardim da Sereia
3001 – 401 Coimbra
Horário de visita à exposição: terça a sábado das 14h00 às 18h00
Entrada livre
Círculo de Estudos
No final de cada um dos momentos de exposição, promovemos uma oficina, a que chamámos Círculo de Estudos, e que vai juntar o Educativo CAPC e o elenco do espetáculo em visitas acompanhadas às obras expostas. Procuramos com estas oficinas, por um lado, explorar a forte ligação entre o movimento neorrealista e as artes plásticas – que aí teve uma das suas maiores expressões – e, por outro lado, fazer a ponte com a nova criação do Teatrão.
11 de janeiro, 11h00-12h30
1 de fevereiro, 11h00-12h30
15 de fevereiro, 11h00-12h30
1 de março, 11h00-12h30
António Pedro Pita e um conjunto de convidados conversarão com os nossos públicos sobre a relação e tensão entre a teoria e a criação artística neorrealistas e o binómio arte e revolução. Como sempre, estas conversas querem-se participadas e informais e terão transmissão online.
Curadoria de António Pedro Pita
23 de janeiro, 18h
30 de janeiro, 18h
OMT
Entrada livre
Outra das parcerias entre o Teatrão, a Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, o Museu do Neo-Realismo e o Plano Nacional pretende fazer circular pelas escolas EB2/3 e Secundárias do distrito de Coimbra, em parceria com as suas Bibliotecas Escolares, a exposição Alves Redol: Horizonte Revelado. Trata-se de uma exposição temática – alusiva à expressão do Movimento Neorrealista nas artes, mas também à sua ligação a determinados períodos ou episódios da nossa história – e bibliográfica – sobre a vida e obra do escritor Alves Redol.
De novembro a março
Escolas do distrito de Coimbra
Haverá idade em que se queira fazer ouvir mais a voz do que na adolescência? E idade onde pareça mais difícil fazê-lo?
Entre janeiro e junho, este grupo de jovens vai ensaiar uma série de dinâmicas pedagógicas, com vista a trabalhar a competência de leitura em voz alta e a fomentar a criação de um espaço de socialização e expressão livre e descontraída. Os trabalhos serão sempre orientados por professores das Classes de Teatro do Teatrão. Ao longo do ano, serão vamos ler várias obras de autores do Neorrealismo e conversar sobre movimentos artísticos, nomeadamente literários, na nossa cidade e no nosso país.
Para adolescentes entre os 13 e os 17 anos.
Inscrições abertas até 27 de dezembro aqui
Horário: quintas-feiras das 18h30 às 20h30
De janeiro a junho
Numa parceria inédita com o Serviço de Apoio Domiciliário da Cáritas Coimbra, o Teatrão desafia toda a comunidade a participar num programa regular de leituras com aqueles que, por diferentes motivos, não saem de casa. A partir de janeiro, começamos a ir às casas de utentes uma vez por semana, sempre em duplas de leitores.
De janeiro a junho
Filipa Malva, Isabel Craveiro, João Gaspar
António Pedro Pita
Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, Cáritas Diocesana de Coimbra, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Museu do Neo-Realismo e Plano Nacional das Artes.