Skip to content

Teatrão

© 2024 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra

15.05.24

Quarto episódio do podcast disponível no arquivo!

Ler mais
Seminário Campanhas para o P de Povo | 3DÊS

E depois de muito celebrar, chega a hora de construir! Campanhas para o P de Povo é a segunda fase do projeto 3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura, que procura mobilizar as comunidades das freguesias mais periféricas do concelho de Coimbra para pensar como trabalhar a descentralização da programação cultural. As Campanhas do MFA surgem aqui como provocação/inspiração para procurar novas formas de trabalhar estas dinâmicas.

Este seminário, realizado em colaboração com o Centro de Documentação 25 de Abril (CD25) e a Junta de Freguesia de Almalaguês, terá como convidados António de Oliveira Cândido (investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação da Universidade do Minho), Luísa Tiago Oliveira (historiadora com sólidos estudos sobre o Serviço Cívico Estudantil – ISCTE) e Manuel Brito (professor e ex-militar que participou em duas Campanhas do MFA e doou os registos fotográficos dessas experiências ao CD25), com moderação de Daniel Francisco (investigador do CES-UC).

O PROJETO
3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura é um dos 45 projetos apoiados pelo programa Arte pela Democracia, uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa Arte pela Democracia promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia. É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar. A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.
Saiba mais aqui.