Skip to content

Teatrão

© 2024 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra

15.05.24

Quarto episódio do podcast disponível no arquivo!

Ler mais
Souselas e Botão | 3DÊS – A Grande Emissão do Mundo Português

O espetáculo A Grande Emissão do Mundo Português vai de viagem. Esta digressão marca o arranque do projeto 3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura que, inspirado pelas Campanhas do MFA, procura trabalhar o acesso cultural de populações deslocadas do centro da cidade de Coimbra.

SINOPSE
A Grande Emissão do Mundo Português é um espetáculo criado em 2018 pelo Teatrão que nos confronta com o papel da rádio na propaganda do Estado Novo. Num estúdio da Emissora Nacional, cinco trabalhadores levam a cabo um programa que dura 21 anos de vida de um país, numa 1h30m de emissão. O seu início, em 1940, é marcado pela mudança na direção da Emissora: a saída de Henrique Galvão e a entrada de António Ferro. O programa passa então a ser coproduzido com a Frente Nacional para a Alegria no Trabalho, procurando “educar sem aborrecer a nação”. O público em estúdio assiste ao programa, que segue um alinhamento variado, com bonitas atrações para entreter as famílias e não aborrecer, nunca aborrecer nem sair do lugar.

O PROJETO
Além desta digressão, o projeto inclui um seminário/exposição cocriado com o Centro de Documentação 25 de Abril, a realizar no dia 25 de maio. Serão criados Conselhos de Freguesia que, a partir de junho, se vão reunir para que, num primeiro encontro, o trabalho deste seminário seja mostrado e discutido.

3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura é um dos 45 projetos apoiados pelo programa Arte pela Democracia, uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.O Programa Arte pela Democracia promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
Saiba mais aqui

Em parceria com a UF de Assafarge e Antanhol, JF de Brasfemes, JF de São Silvestre, JF de Ceira e UF de Souselas e Botão.