© 2024 Teatrão – Companhia de Teatro, Coimbra
Espetáculos:
Revolução na América do Sul
de Augusto Boal
Instituto Augusto Boal
Enc. Wellington Fagner
12 de setembro, 21h30 – TAGV (Coimbra)
15 de setembro, 17h – Cineteatro Louletano
20 de setembro, 21h30 – Teatro Municipal de Ourém
22 de setembro, 16h – Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
Sinopse
O texto mais importante de Augusto Boal apresenta o operário José da Silva, um representante do povo, à procura de uma solução para a fome que o devora. Este trabalhador mergulha numa viagem por entre as contradições de um Brasil injusto.
Wayqeycuna [Meus Irmãos]
Tiziano Cruz
18 de setembro, 21h30 – Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra)
20 de setembro, 21h30 – Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
Sinopse
Assim como as mulheres andinas tecem seus quipus [artefactos têxteis feitos de cordas e nós] como monumentos memoriais, o artista argentino Tiziano Cruz empreende o caminho de volta à sua própria infância para se reencontrar com sua comunidade.
Com base em um trabalho de arquivo, a peça propõe uma reflexão sobre como operam as hierarquias raciais e as estruturas de dominação em um mundo onde o neoliberalismo devasta violentamente as marcas culturais, vitais e coletivas. Wayqeycuna é a última peça da trilogia “Tres Maneras de Cantarle a una Montaña”, na qual o artista articula, através de uma série de gestos poéticos, suas memórias de infância no interior do norte argentino com manifestos políticos sobre o mercado de arte e o privilégio de classe.
Esperando Godot
de Samuel Beckett
Teatro Oficina
Enc. José Celso Martinez Corrêa
18 de outubro, 21h30 – Teatro Municipal da Lousã
20 de outubro, 21h30 – Centro de Artes de Águeda
26 de outubro, 21h30 – Teatro Aveirense
31 de outubro, 21h30 – Convento São Francisco (Coimbra)
Sinopse
Estragão (Marcelo Drummond) e Vladimir (Alexandre Borges) são dois palhaços vagabundos que se encontram no fim do mundo, na encruzilhada entre a paralisia e a tomada da ação. Enquanto esperam Godot, embora não saibam quem ou o que é, a dupla se encontra com as personagens que passam pela estrada: Pozzo – O Domador (Ricardo Bittencourt), Felizardo– A Fera (Roderick Himeros) e O Mensageiro (Tony Reis), que traz notícias inquietantes que podem determinar a perpetuação da inércia ou a libertação total da paralisia numa reviravolta absurda. Mas afinal, até quando esperar Godot?
Hamlet 16×8
a partir de “Hamlet ou o Filho do Padeiro”, de Augusto Boal
Rogério Bandeira
Enc. Marco Antonio Rodrigues
18 de outubro, 21h30 – Teatro Aveirense
19 de outubro, 21h30 – Teatro Sá da Bandeira (Santarém)
20 de outubro, 21h30 – Casa da Cultura Teatro Stephens (Marinha Grande)
23 de outubro, 21h30 – Oficina Municipal do Teatro (Coimbra)
Sinopse
Hamlet 16×8 é uma obra cénica interpretada por Rogério Bandeira, com direção de Marco Antonio Rodrigues, a partir de trechos da memória e da experiência relatada por Augusto Boal no livro “Hamlet e o Filho do Padeiro: Memórias Imaginadas”.
No palco, o escritor e encenador é personagem e figura quase mítica. A cena vai peneirando os achados, os ditos e os quereres de Boal representando toda uma geração do teatro brasileiro refundada no Teatro de Arena.
Os ecos vão ganhando materialidade – tempos, geografias e subjetividades são presenças que invadem o imaginário contemporâneo.
Todos São Palco
Toda a informação sobre bilhetes disponível em cada um dos teatros que recebe os espetáculos.
Teatrão
Teatro Aveirense, TAGV, Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, Cineteatro Louletano, Convento São Francisco, Teatro Municipal da Lousã, Centro de Artes de Águeda, Teatro Municipal de Ourém, Teatro Sá da Bandeira, Teatro da Cerca de São Bernardo, Teatro Stephens, Teatro-cine de Torres Vedras
Jorge Louraço Figueira
Instituto de Estudos Brasileiros (Universidade de Coimbra), Centro de Estudos de Teatro (Universidade de Lisboa), Museu Nacional do Teatro e da Dança
Iberescena, DG-Artes / Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses